A Secretaria de Saúde (Sesau) apresentou ao Conselho Municipal de Saúde, o Plano Municipal de Saúde para o período de 2026 a 2029. A apresentação realizada em reunião ordinária, realizada no auditório da Faculdade Estácio Idomed e marcou uma etapa fundamental do processo de construção do documento, prevista na legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo a Lei nº 8.080, que estabelece as diretrizes da organização da saúde no Brasil.

Instrumento central de planejamento da gestão em saúde, o Plano Municipal de Saúde define como projeções, metas, necessidades, fragilidades, potencialidades e prioridades do município para os próximos quatro anos. Sua função é orientar as políticas públicas, organizar as ações e serviços e apontar os caminhos para o fortalecimento da rede municipal de saúde. Elaborado pela equipe técnica da Sesau, o documento reúne os anseios da população e subsidia decisões estratégicas que impactam diretamente na qualidade da assistência oferecida.

De acordo com Edlan Souza, assessor técnico da Sesau, o plano foi construído a partir de um conjunto de análises e instrumentos de gestão. “Ele foi elaborado com base no instrumento anterior, nos relatórios de gestão, análises epidemiológicas, escuta pública e nas resoluções da Conferência Municipal de Saúde”, explicou. "Essas etapas servem para que a gente possa ouvir a população: suas necessidades, interesses e perspectivas para melhorias na saúde e, assim, identificar as ações e os equipamentos que precisam ser implantados. Afinal, o objetivo é a saúde de Alagoinhas para pensar os próximos quatro anos."

Com a apresentação, os conselheiros participantes de discussão e construção coletiva, etapa final antes da consolidação do documento. Segundo Edlan, a metodologia ativa adotada busca promover a participação direta dos membros do Conselho, permitindo a análise das propostas, metas e ações previstas.

A apresentação ao Conselho Municipal de Saúde é uma etapa obrigatória do processo de elaboração do Plano. Após a discussão e a avaliação conjunta entre os conselheiros e a equipe técnica da Sesau, a versão final do documento será concluída. Com a aprovação do Conselho, o Plano Municipal de Saúde 2026–2029 passa a ser oficializado por meio de resolução, orientando a política de saúde do município no próximo quadriênio.

 

Foto: Roberto Fonseca/Secom/Alagoinhas